QUER SABER? FORMSPRING.ME!

A objetividade no jornalismo, que é intersubjetividade, não pede isenção total - pede equilíbrio

Eugênio Bucci

NO AR!

Atenção silêncio, estamos no ar em 3...2...1

Para muitos estudantes de comunicação ficar frente a uma câmera pode ser tarefa dificil. Entrar ao vivo ou simplesmente produzir uma matéria gravada se trata de um momento em que muitas pessoas podem assisti-lo, ouvi-lo e ter acesso ao sinal de transmissão em tempo real ou não, seja na TV, rádio ou até mesmo pela internet. Vou postar aqui no meu blog minhas experiências vividas na tv e dividir os momentos com vocês leitores.

Porquê não começar falando do último sábado (15/05), data que aconteceu em Americana o Tradicional Jantar do Empresário promovido pela ACIA (Associação Comercial e Industrial de Americana) em parceria com o Sinditec e o Sincovam. Assim como todos os anos o jantar é uma oportunidade de confraternização dos empresário da região e momento para prestigiar e homenagiar alguns deles. Esse ano uma das grandes homenageadas foi o Sincovam, em comemoração aos 20 anos de fundação.

E eu Ricardo Gonçalves, repórter e correpondente regional do Canal NET Cidade, fui cobrir a matéria para o Momento NET. E aproveito para dividir aqui experiências no "NO AR".


Agora aquele momento em que dou meu parecer sobre a dificuldade de um repórter.


Nervosismo é comum, muita da vezes dificil de controlar. Há pessoas com maior facilidade de apresentação e por mais que tenham aquele "friozinho" na barriga, não demonstram frente as câmeras, microfones ou qualquer outro equipamento de envio de informação. É até normal ver em sites, dicas de como falar em público, respiração, preparo. Só que as coisas não são tão fáceis como parecem. Entender a linguagem e o assunto ajuda, e muito. Só que isso não é o suficiente.


Segundo o Wikipedia.com a Ansiedade, ânsia ou nervosismo é uma característica biológica do ser humano, que antecede momentos de perigo real ou imaginário, marcada por sensações corporais desagradáveis, tais como uma sensação de vazio no estômago, coração batendo rápido, medo intenso, aperto no tórax, transpiração etc. Enquanto para alguns a facilidade é maior, para outros, controlar a respiração acelerada, escolher bem as palavras, olhar para o lugar certo e fazer o movimento correto de braço, não é tarefa nada fácil.

0 comentários: